segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Critérios da coleção



Hoje, me considero um dos principais colecionadores de camisas do Sport Club do Recife. Conheço vários colecionadores (Concorrentes ?!), só que apenas pela internet, o que não garante que não existam outros colecionadores que ainda não compartilham com a grande rede.

Dentre as coleções, cada uma tem sua particularidade. São usados diversos critérios para aquisição das peças. Uns dão enfase nas camisas dos anos 2000, outros apenas vão juntando tudo que encontram, sendo de jogo ou não, e tem até quem colecione apenas camisas de numero 8.

Esses dias estava refletindo qual o critério eu me encaixo. Já deixei claro que o foco da minha coleção são camisas de jogo, pelo valor histórico que elas possuem, mas é só isso ?

Esses dias me elogiaram dizendo que minha coleção da década de 90 estava quase completa; mas acho que o critério da pessoa era contabilizar um modelo de cada por ano, sem se importar com as tantas variações que temos por ano, devido aos patrocinadores.



Pois para o meu critério de coleção, quero adquiri todas as camisas e possíveis variações de patrocínios usadas em jogo. Por exemplo no ano 2000, quando usamos Excelsior Seguros apenas na copa dos campeões, Bauducco apenas nas quartas-de-final do brasileiro, fora as usadas no restante do brasileirão e as do pernambucano. Temos também as da Copa do Nordeste , da primeira fase e a da final com TAM bem grande na frente da camisa.

Se colecionar camisas é um hobby, que graça teria você dizer: "completei, tenho todas!". Vou continuar juntando camisas, diferentes por detalhes, mas que tem seu valor na história do clube. E quanto mais difícil melhor, pra que essa busca, esse hobby, essa paixão, perdure por muito tempo.

7 comentários:

  1. Acho que a maioria das pessoas que colecionam, começam inevitavelmente com camisas de loja. Depois conforme vai se aprofundando no assunto e conhecendo outros colecionadores, começam a ficar mais exigentes e passam a adquirir apenas camisas de jogo. Comecei assim e hoje nao compro mais camisas de loja,mais ainda as mantenho na coleçao até conseguir as de jogo.
    È como voçe disse, nao teria graça se fosse facil encontrar.

    ResponderExcluir
  2. Tambem comecei com camisa de loja, e ainda falava que era besteira isso de "camisa de jogo"... na verdade não apenas colecionamos, preservamos a historia do clube. Saudações Rubro-negras

    ResponderExcluir
  3. Olá... Sou admirador de camisas de futebol, tenho um blog sobre o assunto e conheci seu blog agora.

    Fiz um breve comentário sobre a camisa do Sport no meu último post. Comentários "nativos" sobre a camiseta são muito bem-vindos.

    Parabéns pelo blog. Abraço.
    Blog As Cores do Jogo - http://ascoresdojogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amigo, onde faço pra conseguir uma camisa dessas de 2000?

    Acho ela a mais bonita de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  5. Muito lindas meu pai , tem uma da banorte admiro muito.. Disse a ele que quando ele morrer vou fazer uma moldura pra ela ... Rsrsrs saudações rubro negra :3

    ResponderExcluir
  6. Eu quero teu contato pra tira uma dúvida de uma camiscamisa do sport meu zap 81988355062

    ResponderExcluir