sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Camisas de jogo ? Como assim ?!



Existem diferenças entre as camisas vendidas em loja e as usadas em jogo pelos jogadores.

Tudo começou na década de 80, quando começou a se fechar contratos para fornecimento de material para o clube, como um patrocínio, visando a divulgação do fabricante. Poucos devem saber, mas até o final dos anos 80 todo material esportivo era comprado pelos clubes.

Com essa nova visão por parte dos fornecedores, começou também a venda de camisas oficiais em lojas, fazendo com que os torcedores tivessem acesso facilitado àquelas camisas.

Na verdade a única diferença basicamente, é o numero na camisa, a forma de impressão e em alguns casos, patrocinadores eventuais.

Na década de 70 e inicio da década de 80, o número nas costas era costurado, em seguida começaram a usar serigrafia (Silk Screen), que era mais fácil de ser aplicado na camisa. Mas com a entrada da fabricação em serie, visando as vendas ao consumidor, o silk screen também ficou inviável, pois o processo era lento.



É ai que surgiu o processo de sublimação, que é a aplicação da tinta direto no tecido, como em abadas de carnaval. Essa técnica foi muito difundida durante toda a década de 90, pois alem de ser mais resistente e permitir desenhos, acelerava o processo de produção.

Para a fabricação em serie, era necessário um mesmo modelo, consequentemente o mesmo numero. Com toda a mística deixada pelo Rei Pelé, geralmente o numero 10 era utilizado, e em alguns casos números de jogadores que fizeram historia no clube. Porem os jogadores precisavam de números diferenciados para jogar as partidas; essas camisas tinham os números feitos com silk screen, é ai que esta a diferença.



A partir do ano 2000, com a criação de novas tecnologias, vimos surgir camisas mais bem elaboradas, com recortes, novamente com escudos bordados e tecidos sofisticados. Nessa nova era, nos colecionadores nos deparamos com uma grande dificuldade na identificação destas camisas, pois hoje as lojas oficiais aplicam a serigrafia com o numero e nome que o cliente desejar. As únicas garantias que as camisas foram realmente usada pelos jogadores são os patrocínios eventuais na camisa e a fonte que lhe forneceu a camisa.

Camisa usada na fin al da Copa do Brasil com TOTVS nas mangas